Wednesday

MOUSSE DE QUEIJO BRANCO COM ALHO

06 Mar 2013

O fato de eu estar voltando "devagar" e minha cozinha estar meio "abandonada", não significa que de lá não esteja saindo nada gostoso. Quando vi a receita desta mousse de queijo com alho lá no Zakuskas, não pude deixar de experimentar pela sua simplicidade, exatamente o que eu estou precisando no momento. O resultado foi fantástico. Fiz a receita somente com uma pequena alteração. A receita da Tânia é uma adaptação mais leve da receita original que vem lá da Cozinha da Iliane, e que eu tornei mais leve ainda substituindo a maionese por iogurte grego caseiro.
Cai bem como aperitivo com torradinhas, ou como entrada, ou ainda como acompanhamento para uma bela salada. O mais curioso, é que a sobra desta mousse, no dia seguinte, serviu como cobertura para gratinar uma lasanha de berinjelas que ficou fantástica. Pena que não fotografei, mas anotei a receita direitinho como fiz, para ser reproduzida e postada aqui quando for repetida aqui em casa.
Se você ainda não conhece o blog da Tânia, corre lá, porque tem muita coisa gostosa e fácil de fazer!

MOUSSE DE QUEIJO BRANCO COM ALHO
500 g de queijo minas frescal (queijo branco)
2 copos de iogurte natural integral (170 g cada)
3 colheres de sopa de iogurte grego (sem açúcar!)
4 dentes de alho picados
1 envelope (12g) de gelatina em pó sem sabor
200 ml de leite
sal, azeite para untar a forma
salsa, pimenta do reino moída na hora grosseiramente, pimenta rosa para decoração
Primeiro hidratar a gelatina no leite frio e depois levar ao microondas alguns segundos sem deixar ferver para que dissolva.
Coloque no copo do liquidificador o queijo picado, os iogurtes, os dentes de alho e a gelatina hidratada e dissolvida. Bata bastante até formar um creme homogêneo. Prove e corrija o sal se for preciso.
Unte uma forma com azeite e despeje o creme (usei forminhas individuais). Cubra com filme plástico e leve a geladeira, de preferência por umas 12 horas (faça na véspera).
Desenforme, jogue um fio de azeite e decore com a salsa bem picadinha, a pimenta do reino e a rosa e algumas fatias de pepino, que são ótimas para acompanhar a mousse!
Texto da Tânia, somente com minhas alterações.
Obrigada Tânia, por esta delícia de receita!

28 comments:

  1. Oi, Re,

    Voltou arrasando, hem? O mousse ficou lindo e muito saboroso (tenho certeza), com a vantagem de ser ainda mais leve do que o original. Eu também tenho feito adapatações assim frequentemente, pois o meu fígado é muito sensível às gorduras, rsrs.

    Um beijo e boa tarde

    ReplyDelete
  2. This is really interesting ,I have never thought of a cheese mousse! I need to give this a try soon

    ReplyDelete
  3. Diria que voltou inspirada... que maravilha esta mousse já esta anotadinha a receita.
    bjo

    ReplyDelete
  4. Q bom que vc voltou garota!!E com uma volta triunfante com esse prato lindo e delicioso...beijão

    ReplyDelete
  5. mas que mousse mais maravilhosa gostei mt bravo bjs

    ReplyDelete
  6. Ah, que bom!

    Minha Xará de volta com as suas maravilhosas criações!

    Essa mousse é mesmo uma delícia né?

    Tá tudo em paz minha amiga?

    Grande abraço pra você, bom ter você de volta

    ReplyDelete
  7. Que bom que esta de volta, ,essa mousse ficou linda e com certeza que uma delicia.
    bjs

    ReplyDelete
  8. Que mousse linda e deve ser muito saborosa
    beijos

    ReplyDelete
  9. Amei sua receita e ja indiquei na minha fanpage no facebook!

    Kefir Alimento Probiótico

    ReplyDelete
  10. Tia, que bom ver vc por aqui de novo! Gostei da receitinha leve...estamos numa onda de fechar a boca aqui em casa...rsrs
    Ah! Lembrei de uma coisa...vc esta se superando nos macarons! Estava muiiiiiiito bom! rs
    beijos

    ReplyDelete
  11. Leve e gostosa, Renata. E deve ficar bem gostosa com pepino!
    Boa sorte com a mudança.
    Bj,
    Lylia

    ReplyDelete
  12. Oi Renata, ja venho a algum tempo namorando mousses de alho, e sua receita só reforçou minha vontade de provar.Adorei.Seja bem vinda de volta, senti sua falta.
    Beijos querida.

    ReplyDelete
  13. Renata querida que retorno levinho voce nos trouxe hehe. Adorei essa mousse, de fato a Tania tem uns peticos deliciosos la no seu blog. Essa sua versão ficou fantástica, estou fazendo dieta a 2 meses e a procura de alimentos leves e saudáveis, essa mousse com iogurte é perfeita para acompanhar minhas saladinhas e legumes. Adorei e já fico na espera da lasanha de berinjelas futuramente. Bjos amiga.

    ReplyDelete
  14. Adorei a receita, parece deliciosa.
    Admiro muito a beleza de suas fotografias e o capricho na apresentação dos pratos, você é muito talentosa.
    Estou feliz por você ter voltado.
    Abraços

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Vah, muito obrigada, fico lisonjeada! Demorei, mas voltei rsrs
      bjss

      Delete
  15. Adorei a receita, ja salvei nos favoritos e vou testar assim que possivel, não conhecia o blog da Tânica, então obrigada pela dica!
    Beijos, e feliz dia da mulher^^

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Pryh, feliz dia das mulheres pra vc tb!
      Sou fã da Tânia, ela faz umas "zakuskas" (aperitivos) bem diferentes e eu tenho vontade de provar todos rsrs

      Delete
  16. Receita muito saborosa, ótima idéia para variar o uso do queijo branco, tão saudável. Gostei do blog, estou seguindo. Se desejar, visite meu cantinho. Bjos.

    ReplyDelete
  17. Lindo, Renata... Simplesmente lindo. Voltando com grande estilo. Que mousse saborosa para acompanhamento de salada e torradas, em um dia de Verão. Beijos, Paula

    ReplyDelete
  18. Bem vinda!!! Estava com saudades, espero que tenha ocorrido tudo bem com a mudança. Adorei a receita, nunca tinha ouvido falar dessa mouse.
    Bjokas.

    ReplyDelete
  19. Simplesmente A M E I a sua versão "magrinha". Que ótima ideía, Renata!
    Agora tenho que fazer de novo com essa adaptação, desta forma poderemos comer um pouquinho mais...rs.
    Obrigada mais uma vez pelo seu carinho. Reitero sempre que como sua fã, me deixa orgulhosa figurar em suas páginas.
    Beijinhos, querida amiga.

    ReplyDelete
  20. Renata,

    Essa mousse está um autêntico apetite ! :)
    Adorei a apresentação e o fantástico aspecto !

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ReplyDelete
  21. Essa mousse já está na minha lista, amei.
    Fiz seu pão de batata recheado domingo, só mudei o recheio, ficou perfeito.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  22. Fiz sua mousse duas vezes depois que peguei a receita. A primeira, igualzinha à original. A segunda, coloquei pedacinhos de pepino - fiz sucesso em ambas as vezes. Abraços! e obrigado,. claro...

    ReplyDelete
  23. Linda e tão refrescante...um convite para uma noite quente, adorei!
    Bj,

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...